Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Próstata.

Este é um movimento a nível mundial iniciado na Austrália em 2003 com objetivo de chamar
atenção para prevenção e diagnóstico de doenças que atingem a população masculina. O câncer de próstata no mundo representa 7,1% de todos os tipos de câncer que acometem os homens e 3,8% das causas de morte por câncer no homem(1)

É considerado um câncer da terceira idade pois 75% ocorre após os 75 anos(2). No Brasil em 2018 foram diagnosticados cerca de 68.220 casos novos e em 2017 morreram 15.391 devido ao câncer de próstata(2). O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 90% e para isto o homem deve realizar exames anualmente a partir dos 45 ou 50 anos dependendo do grupo que ele pertence(1).

Se o homem tem história familiar com parentes de primeiro grau que já tiveram câncer de próstata ou se pertencem a raça negra, eles devem iniciar os exames preventivos aos 45 anos. Se não pertencem a estes grupos deve iniciar aos 50 anos. Na raça negra a frequência é duas vezes maior que nas demais raças, os fatores que levam a isto ainda não estão totalmente esclarecidos(1).

A idade média mundial onde há o maior número de diagnóstico é aos 66 anos e esta incidência e mortalidade aumentam com a idade(1). Os sintomas mais frequentes são a dificuldade para urinar, aumento da frequência urinária e levantar a noite para urinar. Estes sintomas não são exclusivos do câncer de próstata e podem aparecer também na hipertrofia prostática benigna.


A prevenção é comum para várias doenças como alimentação saudável e prática de exercícios físicos, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas em excesso. As vitaminas D e E também são benéficas. A visita ao Urologista (médico especialista nesta área) anualmente para uma consulta é obrigatória. Nesta consulta ele realizará um exame da próstata, através de um toque retal que não dura mais do que uns 30 segundos e é indolor. Neste exame pode ser
detectado aumento e/ou presença de nódulos. Para complementar ele deverá solicitar um exame de sangue que é a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

Um valor normal desta dosagem (menor que 4 ng/mL) não descarta a existência de um câncer da próstata(2); Diante do quadro clínico, do toque retal e da dosagem do PSA, o médico decidirá se necessita de outros exames. Caso contrário é só aguardar mais um ano para realizar novamente esta rotina.

O Exame Medicina Laboratorial sugere a todos os homens que sigam estas recomendações, evitando desta forma um diagnóstico tardio da doença e suas graves consequências. Boa sorte!

Referências bibliográficas:
(1) World J Oncol. 2019;10(2):63-89
(2) INCA (Instituto Nacional do Câncer)