Alguns cuidados, principalmente com as crianças, são importantes nessa época do ano.

O verão é uma das épocas mais desejadas do ano. Os dias quentes e longos são convidativos para aproveitar o lazer, seja na praia, piscina ou cachoeira.

A estação requer muitos cuidados. O intenso calor provoca mais suor e aumenta o risco de desidratação (perda de água do organismo). Por isso é fundamental a ingestão de líquidos com maior regularidade.

Deve-se fazer uso de diversas bebidas, entre elas, água mineral, sucos naturais e as bebidas isotônicas (soro caseiro, água de coco e também as industrializadas). Os refrigerantes e energéticos não são recomendados e as bebidas alcóolicas são prejudiciais e causam efeito contrário.

Recomenda-se a proporção de 35 ml de água por quilo corporal. Portanto, um adulto em condições normais, com peso médio de 70 kg deve consumir em torno de 2,5 litros por dia. Se houver prática de atividade física, a necessidade de reposição aumenta.

Os resultados negativos da exposição incorreta ao sol também podem provocar queimaduras, doenças, desmaios e mal estar em geral. É importante evitar a exposição solar entre 10h e 16h, ter sempre à mão o protetor solar (em todas as épocas do ano), usar roupas leves e arejadas e dar preferência a ambientes ventilados. Alimentos pré-cozidos e frutas frescas também são boas pedidas.

Algo recorrente também nessa época, são as alergias. É comum encontrar pessoas que nunca tiveram reações alérgicas procurarem dermatologistas no verão se queixando de coceiras, descamação ou vermelhidão. Isso pode ser provocado por diversos fatores, entre eles, os materiais usados em acessórios como pulseiras, brincos e colares e até mesmo roupas, podendo ser também provocada por alimentos, maquiagens, cosméticos e produtos em geral.

 

Exposição correta ao sol x Problemas causados pela insolação

A exposição ao sol é necessária para que o organismo absorva a quantidade diária recomendada de Vitamina D, mas é necessário se atentar para a forma correta e o tempo ideal de exposição de acordo com seu tom de pele.

A regra é simples. De acordo com especialistas, quanto mais claro o tom de pele, menor a exposição para a absorver Vitamina D. Há variações de acordo com a hora do dia, a estação do ano e a localização da cidade no globo terrestre. No entanto, alguns critérios podem ser considerados universais:

Médicos recomendam de 15 a 20 minutos ao sol, duas a três vezes por semana, sem nenhum protetor solar nos braços, pernas, abdômen e costas, mas com o rosto sempre protegido.

Além do filtro solar (que deve ser usado todos os dias), alguns acessórios tornam-se grandes aliados. Óculos de sol, boné ou chapéu, lenços e roupas de algodão, tecidos sintéticos, como o nylon devem fazer parte do figurino diário.

 

Você sabe qual a forma correta de usar o filtro solar?

Produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20 são para o uso diário; o FPS 30 ou superior é excelente para uma exposição mais longa ao sol, como praia, piscina, pesca etc.

Aplique o produto em todas as partes de corpo (isso inclui mãos, orelhas, nuca e pés) 30 minutos antes da exposição solar para que a pele o absorva e reaplique a cada duas horas. Mas fique atento, pois o tempo diminui quando ocorre transpiração excessiva ou quando entrar na água.

Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para cada idade. É preciso que as crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente, pois 75% da radiação acumulada durante toda a vida ocorre na faixa entre 0 e 20 anos.

Pessoas de pele negra têm uma proteção “natural” da pele, por possuírem maior quantidade de melanina produzida. Mas também precisam usar filtro solar, roupas e acessórios apropriados diariamente.

Não deixe que nada atrapalhe seu verão. Aproveite com saúde e consciência!